sábado, 21 de fevereiro de 2009

Será que a Era de Aquário já chegou ?



Será que a ERA de AQUÁRIO já chegou?


Já faz alguns anos que tanto se fala da Era de Aquário. A maioria das pessoas, especialmente aqueles que acham que entendem de Astrologia, afirmam que "estamos" na Era de Aquário desde o início do ano de 2000!
Na realidade ele marcou somente a entrada do milênio, e esse também é assunto de controvérsias. Primeiro, esclareceremos que o milênio iniciou de fato em 2001, portanto o Reveillon do Século deveria ter sido festejado somente um ano depois, na noite do dia 31 de dezembro de 2000. Segundo, a Era de Aquário somente começará em 2.658 aproximadamente.
Para compreender esta afirmação, explicarei o fenômeno das "Eras Precessionais".


O ponto vernal de Áries (ou seja: o lugar na elíptica zodiacal onde o Sol se encontra a 0º de Aries) retrograda sobre a elíptica solar de 50'26" por ano, fazendo com que o Equinócio da Primavera (no hemisfério norte) e do Outono (no hemisfério sul) aconteça, em anos sucessivos, antes do que ocorreria se o ponto de Áries permanecesse fixo. Da mesma forma acontece com o eixo da Terra com a precessão do eixo de longitude, que faz com que os pólos celestes (que são uma projeção dos pólos terrestres) sigam uma trajetória circular, que completa um ciclo a cada 26.000 anos aproximadamente, ou precisamente 25.570 anos, no movimento chamado de Grande Ano Heliacal, também chamado pelos Hindus de Manvantara.

Assim, a cada 2.160 anos, o Sol atravessa um Signo Zodiacal completo (de 30º Graus), num período que nós denominamos de Era. Recordemos também que este movimento efetua-se no sentido contrário àquele efetuado pelo nosso zodíaco terrestre. Assim, a Era de Touro precede a Era de Áries, como esta precede a Era de Peixes, etc. etc.
O empuxe gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre a protuberância equatorial da Terra, resulta num movimento pelo qual a longitude eclíptica das estrelas vai aumentando gradualmente com o tempo, porque o ponto 'zero' de referência não permanece estacionário.

Assim, a estrela chamada "Polaris" (ou Estrela Polar) que atualmente marca o ponto terrestre chamado de Polo Norte, somente poderá fazê-lo durante algum tempo. De fato, ela se encontra quase sobre o Polo na atualidade, mas na era de 3.000 AC era outra estrela (Alfa Draconis) que se encontrava sobre ele. E no futuro (no ano 14.000 aproximado de nossa Era) a estrela Vega (Alfa da Constelação de Lyra) provavelmente será usada como "Estrela Polar'' por se encontrar naquele período mais perto do Polo Norte Celeste, indicando assim o Polo Norte Terrestre. Vejam a figura abaixo:





Atualmente estamos atravessando os últimos 10º da Era de Peixes, e por esta razão já estamos sentindo a influência da Era de Aquário que se aproxima. Assim como a noite não chega de repente com sua escuridão total, mas é precedida de um período de penumbra, chamado ocaso, da mesma forma o dia não chega de repente com sua luz, mas é precedido por um período de leve claridade chamado aurora. Assim acontece com as Eras precessionais, e assim acontece também com os signos zodiacais. A astrologia considera que um planeta que se encontra numa Casa Zodiacal, mas a menos de 10° da Casa zodiacal seguinte, estará influenciando também esta próxima Casa. Nosso ciclo atual de desenvolvimento na terra iniciou em 21.102 AC na Era de Capricórnio.







Vamos dar como exemplo algumas "Eras precessionais" com suas características ainda presentes - as características adquiridas permanecem por longos períodos - no desenvolvimento da humanidade:
Era de Touro - de 3.822 AC a 1.662 AC Desenvolvimento da arte e esplendor nos vários povos, como o antigo EgitoAprendizado na utilização do cobre (Vênus) Culto do Boi Apis no Egito e de outros Deuses Touro na Índia e Babilônia. A lenda do Minotauro na Grécia.Desenvolvimento agrícola da humanidade e importância dos boisEra de Áries - de 1.662 AC a 498 DC Desenvolvimento da metalurgia e das armas principalmente de ferroInvasões e guerras As divindades locais, especialmente no Egito, tem relação com o Carneiro: Amon-RáRama invade a Índia (o carneiro como totem) Moisés (que usa chifres na cabeça) liberta o povo hebreu. Culto ao elemento Fogo (o Deus Sol). Superposição das Eras de Áries e Peixes (aprox. 500 anos): Aparecimento dos pensadores espiritualistas e filósofos como: - Lao-Tse (604 AC) - Buda (567 AC) - Confúcio (551 AC) - Sócrates (469 AC) assim como Platão, Aristóteles, etc.e principalmente Jesus (O Cordeiro de Deus - Pescador de almas - 12 Apóstolos) Era de Peixes - de 498 DC a 2658 DC Advento do Cristianismo cujo símbolo são os Peixes - os apóstolos são 'pescadores de almas'Advento dos grandes ciclos de navegação - conquista dos mares. Abertura espiritual da humanidadePeríodo obscuro (Idade Média) e InquisiçãoDomínio do CristianismoSimbolismo do Sacrifício e do Trabalho (Eixo Peixes-Virgem) Superposição da Era de Peixes e da Era de Aquário (aprox. 500 anos): Desenvolvimento do Pensamento: Signo de Ar Abertura religiosa - amor humanitárioDescobertas científicas:
Ex.: 1783 – Homem sobe de balão. 1789 - Revolução Francesa – Liberdade; Igualdade; Fraternidade.1781 - Descoberta do Planeta Urano.1786 - Descoberta do Urânio.1898 - Descoberta do radium.Chegada do homem na Lua – Início da Era Espacial.Lançamento de Satélites: corrida espacial. Com a entrada de Urano no signo de Aquário - Janeiro de 1996: Começam a cair os símbolos dos governos ditatoriais: Muro de Berlim, Rússia, Iugoslávia, etc.

Uma certa androginia é evidente: homens e mulheres com menos distinção entre os sexos; maior intercambio entre os sexos, mais liberdade sexual, sem preconceitos ou barreiras. Globalização, "abertura", movimentos ecológicos, movimentos humanitários, ONGs, etc. etc. Urano, regente de Aquário, se encontra atualmente em trânsito no signo de Peixes (um artigo a respeito pode ser lido no nosso site: http://www.astrosirius.com.br/).

A chegada da Era de Aquário - de 2658 DC a 4818 DC Chegada de novos avatares, novos messias, trazendo as mensagens da Era de Aquário: Ideais de verdadeira Liberdade, Igualdade e FraternidadeUnião entre todos os Povos da Terra.Contatos imediatos – UFO's Viagens Interplanetárias: conhecimento de outros sistemas solares. Desenvolvimento da Telepatia e outras capacidades cerebrais. Na terra aumenta a rebeldia, o anarquismo, etc. etc. etc. (este é um dos lados negativos do signo), mas podem existir movimentos contrários, um retorno à tradição (por causa da influência de Saturno, antigo regente do signo de Aquário). Bem, não podemos prever tudo o que irá acontecer na Era de Aquário, mas seguramente os ideais fraternais de amor universal estarão sendo plenamente desenvolvidos, assim como o conhecimento da energia pura de que somos feitos.
Seguramente, junto com a Nova Era, virá também o lado mais obscuro da sua simbologia, já que a humanidade ainda não evoluiu suficiente para assimilar os ensinamentos desta Era... que já estamos sentindo a influência da próxima! Vocês se lembram da música de John Lennon, "Imagine" ? Bem, ela anunciava aquilo que a Era de Aquário trará para nós, humanos, se assimilarmos completamente o ensinamento da Era de Peixes:

Ame o próximo como a ti mesmo !

Alias, aquela era a mensagem dos anos 60 e 70!

(Período em que Netuno se encontrava em trânsito no signo de Libra). É a superposição das Eras; com seus efeitos, estamos despindo a roupa velha para vestir a nova. Mas estamos ainda “no meio do caminho”, nem nus e nem vestidos!
E se não aprendemos ainda a mensagem do Amor Universal da Era de Peixes, como poderemos respeitar a Liberdade do Próximo - lição da Era de Aquário?
Como entraremos em contato com as Energias Espirituais evolutivas que se encontram no Cosmo?
Devemos trabalhar para desenvolver uma consciência holística de nosso microcosmo, que deve ressoar em uníssono com o macrocosmo, com o Universo inteiro pois nós SOMOS O TODO e SOMOS TODOS UM.
A sincronicidade entre as vibrações de nosso microcosmo com aquelas do macrocosmo provoca uma harmonia interior que podemos chamar de "felicidade". É o estado de Samadhi dos Hindus. É essa harmonia que o mundo atual está perdendo, mesmo se ela vai em busca da tal “felicidade”.
O equilíbrio entre o Interior e o Exterior causa a Harmonia como conseqüência. Temos cada vez mais necessidade de apelar para as chamadas “ciências alternativas” em busca de não sei qual objetivo, as vezes confuso, mas legítimo. Esse é um sinal da aproximação da Era do Aquário.

Vocês notaram como as crianças que nascem são mais “conectadas” do que nós éramos no passado? A globalização é um efeito da Era de Aquário, a queda das barreiras, sejam elas comerciais que territoriais também é um sinal.
E, finalmente, para nos prepararmos para esta grande transição entre as Eras, devemos procurar doar o que de melhor há em nós. A verdadeira fraternidade é aquela que não conhece preconceitos, barreiras ou limites. Ajudemo-nos uns aos outros, materialmente e energeticamente, ajudemos nossos companheiros de viagem a evoluírem espiritualmente, e elevemos o nosso espírito para completarmos a evolução da melhor forma possível e ingressarmos na Era de Aquário mais espiritualizados e conectados com O TODO.

Texto criado pela Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.

Nenhum comentário: