quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Lixo Espacial

ESTE PROBLEMA É NOSSO !!!











Lixo espacial leva questão do meio ambiente às alturas

Redação do Site Inovação Tecnológica16/02/2009

A colisão entre dois satélites, ocorrida na semana passada, fez o problema do lixo espacial subir vários pontos na lista de prioridades das autoridades ligadas ao setor.

Enquanto a questão era meramente uma possibilidade, cuja chance de ocorrer era estimada em 1 em 1 milhão, o acidente fez o que sempre se espera que a estatística faça: aumentou esse risco para 1 em apenas 7.000. E isto apenas para o caso específico dos satélites de comunicação semelhantes ao que foi atingido pelo satélite russo desativado.

[Imagem: ESA]

Os objetos mostrados nesta imagem representam meramente uma ilustração, estando com suas dimensões largamente exageradas para se tornarem visíveis nesta escala.

O primeiro satélite artificial, o Sputnik, foi lançado pela União Soviética em 1957. O primeiro satélite de comunicações foi lançado em 1964, para transmissão das Olimpíadas de Tóquio pela televisão. Hoje, o número de satélites de comunicação em órbita da Terra cresce a uma média de 200 por ano.

Fonte:

European Space Agency: http://www.esa.int/
Inovação tecnológica, link: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagem.php?artigo=lixo-espacial-leva-questao-do-meio-ambiente-as-alturas&id=010805090216

Nenhum comentário: