domingo, 22 de fevereiro de 2009

Aquecimento Global

Físico afirma que aquecimento global afeta rotação da Terra

21 de fevereiro de 2009 • 20h20

O aquecimento global é um dos fatores que influenciam na desaceleração da rotação da Terra, mesmo que muito ligeiramente, devido ao aumento do nível dos oceanos pelo degelo dos pólos, o que está afetando as marés e as forças de atração gravitacionais com a Lua.
Em entrevista à Agência Efe, o astrofísico do Goddar Space Flight Center da Nasa (agência espacial americana) Fred Spenak, um dos maiores conhecedores de eclipses do mundo e autor de vários trabalhos para a previsão destes, explicou seu trabalho sobre a questão.

Outro dos fatores que, segundo o especialista, está influenciando nesta desaceleração da Terra, cuja rotação não possui um ritmo constante, e que se resolve em termos práticos a cada período de tempo com o ajuste dos relógios atômicos, tem a ver com a composição interna do planeta.

O centro da Terra abriga um líquido quente que faz com que, na rotação, ocorram espasmos arrítmicos, como se fosse um "ovo cozido sacudido, no qual a gema se movimentasse repentinamente de um lado a outro", e isso influiria nas forças de atração gravitacionais.

Espenak explica que o cálculo preciso da velocidade da Terra em sua rotação é uma das chaves para prever os eclipses, um fenômeno transcendental para os cientistas.

O astrofísico destacou "não só a beleza visual" dos eclipses solares, mas também "a valiosa ferramenta que representam para o estudo dos mistérios que perduram em torno da composição do Sol".

Fonte: Terra Notícias, link: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3591628-EI238,00-Fisico+afirma+que+aquecimento+global+afeta+rotacao+da+Terra.html

Grande abraço;

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv.com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo.com.br/expedienteUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/ *Coordenadoria Revista UFO no Yahoogrupos* http://br.mc343.mail.yahoo.com/mc/compose?to=Revista_UFO_Online@ufo.com.br *Revista UFO Brasil * http://www.ufo.com.br/ *Atendimento ao Leitor e Internauta * http://br.mc343.mail.yahoo.com/mc/compose?to=informacao@ufo.com.br *

Nenhum comentário: