sábado, 14 de fevereiro de 2009

O magnetismo da Terra nos Afeta ?

Como o magnetismo da Terra nos afeta

Devido à ação do campo magnético da Terra, alguns animais parecem ter um radar natural de orientação, mas a influência do magnetismo terrestre também afeta os humanos e as telecomunicações.

Destaques:

- Um dos desafios da ciência no futuro é chegar a entender profundamente o funcionamento do campo magnético da Terra, gerado pelo ferro fundido em seu núcleo.
- Curiosamente, muitos animais, entre eles as vacas, parecem ter um "sexto sentido" magnético.
- Embora pareça ficção científica, o campo magnético também pode influenciar o dia-a-dia dos seres humanos, segundo especialistas.
O planeta Terra é um gigantesco ímã onde – como em todos os ímãs – o grau máximo de atração magnética se encontra nos extremos. Ali estão os pólos, termo que soa familiar, porque a escola ensina que "pólos opostos se atraem, pólos iguais se repelem".
Como os ímãs que temos em casa, a Terra também tem um pólo norte e um pólo sul. Mas não devemos confundir os pólos magnéticos de nosso planeta com os pólos geográficos, já que os primeiros ficam a mais de 1.500 quilômetros do que nós chamamos de Pólo Norte e Pólo Sul pela posição no mapa. Além disso, no caso dos pólos magnéticos, a posição não é imutável, e podem inclusive trocar de posição um com o outro.
Um dos desafios da ciência no futuro é chegar a entender profundamente o funcionamento do campo magnético da Terra, gerado pelo ferro fundido em seu núcleo. O radar dos animais.Da mesma forma que as agulhas imantadas das bússolas, que sempre apontam para o norte devido à atração magnética, os animais parecem também ter uma espécie de radar magnético.
Essa é conclusão que pode ser tirada da pesquisa publicada na publicação científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", realizada por uma equipe vinculada à Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha).
Segundo este relatório, os cientistas tentaram verificar se os "grandes mamíferos também têm esse sentido magnético". A partir de imagens de rebanhos encontradas no Google Earth, os cientistas descobriram que todos os animais olhavam sempre para uma mesma direção, fosse norte ou sul.
De acordo com os pesquisadores, isso pode sugerir que haja um "sexto sentido" magnético presente em todas as espécies animais. Já era conhecido que esse senso influencia na migração de aves e de peixes, como o salmão, e acredita-se que é utilizado pelo morcego para se orientar.
O magnetismo nos seres humanos
O homem não é exceção na influência do campo magnético na vida dos seres vivos. Cientistas russos do Centro de Pesquisas do Espaço (IKI) e do Instituto da Ionosfera e Magnetismo Terrestre da Rússia (Izmiran), afirmaram no ano passado que as tempestades magnéticas poderiam afetar diretamente nossa saúde cardiovascular e aumentar o número de infartos.
Segundo esses pesquisadores, as explosões que acontecem no Sol fazem com que as tempestades magnéticas se manifestem como grandes e contínuos fluxos de partículas ionizadas que chegam ao planeta Terra.

"O principal alvo das tempestades magnéticas é o coração e o sistema cardiovascular, mas o efeito desse fenômeno natural no organismo humano é muito amplo e nem sempre negativo", disse Yuri Zaitsev, especialista do IKI, à agência oficial russa "Interfax".

De acordo com esse cientista, além dos possíveis efeitos que teriam em humanos, como alterações no ritmo cardíaco e no nível de adrenalina, mudanças na circulação sangüínea, entre outros, as tempestades magnéticas também provocam auroras boreais e austrais, que dificultam o correto funcionamento das redes de telecomunicações.

Por José Antonio Prieto.
06/10/2008

Nenhum comentário: