quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Ba Guá do Feng Shui




Diagrama Baguá do Feng Shui é usado para saber o fluxo de energia :








Aprenda a usar um Ba Guá


O bá gua é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússula" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no bá gua são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo) . O bá gua é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do bá gua deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do bá gua possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa. Usando o bá gua temos:

1. Coloque o bá gua sobre o centro de um rascunho ou planta de sua casa. O norte geográfico da casa deve coincidir com o norte do bá gua.

2. Cada cômodo da casa deverá representar uma lacuna que está no bá gua.

3. Depois de identificados os lados correspondentes a cada lugar da casa, observe quais as características que o cômodo deve apresentar para a aspirações da vida funcionarem positivamente.

4. Caso a aspiração que você queira ativar coincidir com o banheiro, deixe de usá-lo, pois é mau sinal. A cozinha também diminui a potencialidade da aspiração desejada.

5. Se a sua casa não tiver formato quadrado, ou seja, se estiver faltando algum ângulo para conferir com o bá gua, pode-se colocar um espelho no local mais próximo e construir o ângulo. Pode-se também ampliar a casa.

6. Se sua casa tiver mais que um andar, é preciso que se siga os passos acima em cada andar.


Dicas para um bom Feng Shui



Veja algumas sugestões fáceis de aplicar em sua casa.


Sala de Estar :A posição dos sofás não deve ser de modo que os ocupantes do imóvel fiquem de costas à porta de entrada. A posição correta é em direção à porta de modo abraçando quem entra, tornando um ambiente seguro, prazeroso e estável.

Quadros: Dê preferência a quadros com temas alegres e prósperos que atraem boas energias.Vigas expostasNão permanecer em baixo de uma viga permanentemente, seja sentada ou dormindo. Pois o efeito da viga sobre uma pessoa produz uma pressão devido ao efeito aerodinâmico das energias vitais. Neste caso a viga é prejudicial a nossa saúde.EspelhosNão é bom quando o espelho reflete uma pessoa ou um casal enquanto dormem ou quando estão sentados na cama. Isso causa tensões emocionais nas pessoas. Se o espelho estiver virado para o lado de fora da casa, ajuda a refletir as imagens ruins da rua, multiplicando os efeitos nocivos. Podemos colocar espelhos dentro da casa para receber as boas imagens externas, como as de jardins, flores e montanhas agradáveis.PlantasPlantas e flores são sempre bem vindas e devem ser sempre naturais e não artificiais. Uma plantinha próxima de um aparelho emissor de irradiação tais como: televisão, computador, neutraliza as energias prejudiciais.



Cama O local exato e favorável para colocarmos a cama é em diagonal à porta do quarto, dando condição para que a pessoa deitada, possa ver quem adentra o local. A cama não deve estar em linha com a porta do dormitório. Nunca instale uma cama embaixo da janela, pois o vento dispersa as energias emitidas pela pessoa que ali dorme. Deve-se evitar a cama embutida embaixo do guarda-roupa porque cria o mesmo efeito de uma viga. As camas não devem ter linhas de movimento abaixo delas: um dormitório não deve situar-se sobre uma garagem ou portões de correr.FogãoUm viga exposta sobre o fogão bloqueia a energia dos alimentos. A energia Qi se dispersa se colocarmos o fogão atrás de janelas e é mais grave ainda se essa janela estiver encostada com reservatório de água, poço ou caixa d’água. Se o imóvel tiver mais de um pavimento não pode ser colocado vaso sanitário na mesma direção onde, abaixo, encontra-se um fogão. Isso atinge negativamente a riqueza.



Escadas: A escada não deve estar frente à porta principal ou do quarto. No Feng Shui a escada é área desfavorável, por ser um local pouco utilizado pelos moradores. Abaixo de uma escada é sempre um local de acúmulo de energia Yin, logo deveremos criar ali algo bonito, como um jardim de pedras e plantas que exijam pouca água e cuidado em usar pedras escuras que também são Yin, o ideal é usar pedras brancas(energia Yang). Manchas de umidade, comuns em baixo da escada devem ser rapidamente eliminadas.



Banheiro: A porta do banheiro e o vaso sanitário não devem abrir diretamente para a sala de estar ou de visitas. Estando no pavimento superior, o vaso sanitário não deve ser colocado exatamente acima de: uma mesa de jantar, um fogão, uma cama ou um altar. A limpeza e a ventilação são obviamente necessárias e a presença de espelho é muito recomendável e benéfico.



Odores: Num ambiente, o odor deveria ser observado com muita seriedade. Um mau cheiro pode causar um rebaixamento do faturamento de um estabelecimento comercial ou causar doenças para os integrantes de uma moradia.



Construção: Não é bom comprar um terreno ou uma casa espremida entre dois prédios altos. Evitar terrenos situados de frente para estradas ou avenidas ou em especial becos sem saída, ferrovias ou cruzamentos em forma de “T”, pois as linhas de energias produzidas não levam uma boa energia e são difíceis de corrigir. Os terrenos situados próximos a igrejas, cemitérios, sepulturas, crematórios e hospitais nos trazem forte vibração ruim e densa, sobrecarregando a boa energia.

Texto publicado pela revista Viver Bem - Copyright 2005




2 comentários:

** disse...

oi, estou com uma duvida, o bagua o trabalho é alinhado com o norte ou com a entreda da residencia?

Mário Caraça disse...

Obrigado pela pesquisa em meu Blog.

O Baguá é a ferramenta que utilizamos para distribuir as energias do Feng Shui nas salas ou ambientes analisados.
Com esta ferramenta coloca-se a posição do trabalho na entrada da porta da sala que será analisada.
Desta forma você terá todas as outras disposições para conferir.