quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Poder do Diálogo

Olá pessoal,

Estou colocando uma reflexão de nosso colega a respeito do diálogo sincero, dividido e participativo.
O diálogo a dois e não só monólogo, onde apenas um é que fala e diz as regras.
Mas temos ter haver conscientização e respeito mútuo para que sejamos compreendidos.
Aí está...

"O diálogo sincero e fraterno é indispensável para a compreensão entre os indivíduos, ao enfrentarem situações problemáticas. Ele evita agressões proporcionando maior harmonia e consciência entre familiares, vizinhos, colegas de trabalhos, entre nações, etc.

O humano toma atitudes muitas vezes movido pelas emoções deixando assim de usar o seu racional. Deste modo permanece fechado ao diálogo resultando em conflitos ainda maiores do que o inicial. A incapacidade de se por no lugar do outro torna o indivíduo cada vez mais hostil, o que soma negativamente para um diálogo satisfatório para ambas as partes.

Em decorrência da falta dele a sociedade presencia cada vez mais violências onde pai mata filho e filho mata pai; vizinhos tornam-se inimigos mortais por coisas pequenas; colegas de trabalho prejudicam um ao outro com medo de perder o emprego ou para obter promoção; nações entram em guerra matando inúmeros civis; etc., tudo porque alguém não soube ouvir e /ou se expressar para através do diálogo chegarem em comum acordo sem que nenhuma das partes seja prejudicada, assim dá-se as agressões verbais, psicológicas e físicas.

É visível a importância do diálogo entre todos para o convívio sadio de cada um em sociedade e em família. Evitando o sofrimento individual e coletivo, contribuindo para paz e a felicidade de forma a ser construído um futuro melhor.

Sejamos mais conscientes, respeitosos e pacientes para que possamos solucionar qualquer problema através de um bom diálogo construtivo".

Vibração!

Shy-Dark.

Nenhum comentário: