quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Há 400 anos, teve a coragem de acreditar nas suas idéias


Galileu abriu a janela do Universo

A cada vez que um novo instrumento nos permite ver mais longe, ou nos abre novas janelas para mundos que antes eram invisíveis, aprendemos mais sobre a natureza e sobre nós mesmos. Foi o que aconteceu há precisamente 400 anos, quando o italiano Galileu Galilei apontou o seu telescópio para os céus, mudando definitivamente a nossa concepção dos astros e, mais importante, o nosso lugar no universo. Galileu não inventou o telescópio. A descoberta é atribuída ao holandês Hans Lippershey, em 1608. Mas aperfeiçoou-o, aumentando a sua potência, e deu-lhe uma utilidade até aí esquecida: a observação noturna do céu.

Descritas num livro, publicado em 1610, ‘Sidereus Nuncius’ (Mensageiro das Estrelas), essas observações feitas por Galileu incluíram a constatação de que havia irregularidades no relevo lunar, derrubando a idéia aristotélica de que os corpos celestes tinham superfícies perfeitamente esféricas, e o fato de Júpiter ter satélites pôs em dúvida a noção de que tudo que existia no céu deveria girar em torno da Terra. Observou ainda manchas no Sol e quatro satélites em volta de Júpiter. As suas descobertas tiraram a importância do homem como centro do universo, maculando a perfeição dos céus.

PERFIL

GALILEU GALILEI

Astrônomo, filósofo, matemático e físico, Galileu, pela sua maneira de ver a ciência e pelos trabalhos apresentados, é considerado o primeiro "cientista moderno". Só que as suas idéias estavam em contradição direta com a visão da Igreja Católica e isso foi-lhe fatal.

ASTRÔNOMO POUCO HÁBIL EM DIPLOMACIA

Infelizmente, o que Galileu tinha de gênio faltava-lhe em diplomacia. Insistindo, acabou por ser condenado a abjurar a doutrina copernicana e a passar o resto de seus dias em prisão domiciliária. A sua história mostra quanto a coragem intelectual de alguns muda o destino de muitos. Ao criticar abertamente a física aristotélica e o sistema geocêntrico de Ptolomeu, o sábio italiano acabou por receber a sua primeira advertência formal da Inquisição, que condenava as teorias sobre o movimento da Terra e proibia o ensino do sistema heliocêntrico.

SAIBA MAIS :


LUNETA

A luneta utilizada por Galileu está exposta no Museu de História da Ciência de Florença, na Itália.

1592

Provavelmente, Galileu foi o primeiro a inventar um instrumento científico capaz de medir temperatura, em 1592.

78 anos

Já cego, Galileu faleceu com quase 78 anos, em 06 de janeiro de 1642.



Nenhum comentário: