quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os Perigos da Nanotecnologia : Informem-se

Notícia que saiu no site da Info Exame provando nossa matéria na Revista Explosiva - 2ª edição.

Austrália destaca perigos da nanotecnologia

Reuters Terça-feira, 14 de abril de 2009

A agência de segurança alimentar européia já defendeu a criação de novos testes para se medir a toxicidade e estabilidade de nanopartículas em alimentos.

CANBERRA - Nanotecnologias avançadas que reduzem processos de manufatura a níveis moleculares podem provocar uma catástrofe à saúde humana capaz de ser comparada ao surgimento de câncer vinculado à exposição ao amianto, afirmou o maior grupo sindical da Austrália nesta terça-feira (14/04).

O Conselho Australiano de Sindicatos (da sigla em inglês ACTU) informou que há pouca proteção aos trabalhadores expostos à nanotecnologia, ciência dedicada à produção de máquinas ou estruturas em escalas pequenas até mesmo para um microscópio comum.

"Lembrem-se de que quando o amianto foi introduzido ele era considerado um produto milagroso, até que muitos anos depois descobrimos seu efeito devastador", disse o vice-secretário da ACTU, Geoff Fary, à rádio estatal australiana.

"Deveria haver uma abundância de cautela com a nanotecnologia para que se tenha certeza de que não vamos colher os mesmos efeitos terríveis nos próximos anos", disse Fary.

Fibras de amianto, resistentes ao calor, fogo e produtos químicos foram amplamente usadas em construções e isolamentos antes de serem relacionadas a problemas respiratórios, câncer de pulmão, mesotelioma e outros tipos de câncer.
Produtos derivados da nanotecnologia, que tem escalas 100 mil vezes menores que a espessura de um cabelo humano, são usados atualmente em centenas de produtos, como combustíveis de automóveis, lençóis, cosméticos e até mesmo em protetores solares, nos quais micropartículas de óxido de zinco são usadas para absorver raios perigosos ultravioleta.
Fary disse que as nanopartículas são tão pequenas que podem ser inaladas ou absorvidas através da pele, causando doenças no futuro, como problemas respiratórios.

A agência de segurança alimentar européia já defendeu a criação de novos testes para se medir a toxicidade e estabilidade de nanopartículas em alimentos. Enquanto isso, o governo francês está buscando leis para regular a produção, importação e distribuição de produtos derivados de nanotecnologia.--

Texto postado porCarolina Eichhorn Joly Associação Projeto Portal - Núcleo SP

Nenhum comentário: