quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nasa capta estrela de nêutrons em "mão cósmica gigante"

08 de abril de 2009 • 09h20Redação Terra

Pessoal, veja abaixo como temos uma mão divina sobre tudo e todos!
























A Nasa, agência espacial americana, divulgou em seu site a imagem de um pulsar - estrela de nêutrons pequena e densa - situado na região central de uma nebulosa planetária que possui um formato semelhante a uma grande mão, conforme os cientistas.

O PSR B1509-58 foi fotografado pelo telescópio espacial Chandra X-ray em uma zona ocupada pela grande nuvem de gás e poeira, com mais de 150 anos-luz de extensão.

Os raios mais fracos (vermelho), intervalo médio (verde) e demais emanações de energia (azul). Nasa/Divulgaçã o

Mesmo sendo pequeno (em torno de 19km de diâmetro), o pulsar emite uma poderosa energia composta por íons e elétrons que é capaz de criar estruturas intrigantes e complexas ao seu redor, como a "mão cósmica" da fotografia.

A análise da estrela de nêutrons foi realizada a partir de fotos captadas pelo Chandra X-ray: raios X mais fracos (vermelho), intervalo médio (verde) e demais emanações de energia (azul).

Os pulsares são os restos de estrelas que entraram em colapso, fenômeno também conhecido como supernova.

Na maioria das vezes, estas estrelas de nêutrons possuem um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes superior ao da Terra. No entanto, o PSR B1509-58 surpreende os astrônomos pela gigantesca energia - a força gravitacional é cerca de 15 trilhões de vezes maior que a do nosso planeta.

De acordo com os cientistas, a combinação de uma rápida rotação com o forte campo magnético do PSR B1509-58 fazem com que ele seja um dos geradores eletromagnéticos mais potentes da galáxia.

Fonte: Terra Notícias, link: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3690750-EI301,00.html

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv.com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo.com.br/expedienteUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/ *Revista UFO Brasil * http://www.ufo.com.br/ *

Nenhum comentário: