quinta-feira, 16 de abril de 2009

Novos dados podem prevenir ação de tsunamis solares na Terra

Redação Terra15 de abril de 2009

Cientistas da NASA, agência espacial americana, informaram que os novos dados fornecidos pelas sondas espaciais gêmeas Stereo - lançadas em outubro de 2006 - podem ajudá-los a prever a ocorrência dos tsunamis solares.

Uma missão já em andamento está estudando as fortes erupções de massa coronal (CME, na sigla em inglês) do Sol que podem interferir em sistemas de telecomunicaçã o e de posicionamento via satélite na Terra, como os celulares. As informações são da CNN. A iniciativa tem o objetivo de avaliar o comportamento do Sol e criar mecanismos para prevenir a ação dos tsunamis solares.


Concepção artística registra as erupções solares de massa coronal (CME) que saem em direção à Terra. NASA/Divulgação.

Os pesquisadores conseguiram mapear em 3D a movimentação dos maremotos de energia, a partir de imagens captadas pelos telescópios, para analisar suas estruturas, velocidades, direções e massas. Estas emanações contêm bilhões de toneladas de plasma em alta velocidade, produzindo um choque com potentes raios cósmicos capazes de penetrar na atmosfera terrestre.



A massa coronal liberada é semelhante à nuvens gigantes e brilhantes de massa no céu e podem se tornar uma ameaça para astronautas e naves espaciais. De acordo com o físico solar Angelos Vourlidas, do Laboratório de Pesquisa Naval de Washington, as novas informações captadas pelos telescópios gêmeos vão revolucionar a pesquisa sobre o padrão climático cósmico.

"Antes desta missão, as medições e dados de CME só eram observados quando as emanações chegavam à Terra entre três e sete dias mais tarde", disse o especialista, citado pela CNN. Segundo o físico, "agora podemos ver os potentes raios no momento em que deixam a superfície do Sol até a chegada à Terra".

Fonte: Terra Notícias, link: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3705104-EI238,00.html

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv.com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo.com.br/expedienteUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/ *Revista UFO Brasil * http://www.ufo.com.br/ *

Nenhum comentário: