sexta-feira, 6 de março de 2009

Origem do universo fascina alunos em palestra na UFMT




Origem do universo fascina alunos em palestra na UFMT

JOANICE DE DEUSda Reportagem

Há 400 anos, quando o italiano Galileu Galilei apontou lunetas arcaicas e rústicas para o céu para comprovar que a Terra gira em torno do Sol e, não ao contrário, como se acreditava, a humanidade deu um grande salto para explicar a origem do universo. De lá para cá, graças a telescópios cada vez mais avançados, como o Hublle, surgiram novas idéias revolucionárias e é possível observar, por exemplo, que há bilhões de galáxias, cada uma com 100 milhões de estrelas.


Uma das imagens do Hubble. Bastam alguns momentos de vislumbramento e sentimo-nos e ao nosso planeta como um ínfimo nanoorganismo perante a imensidão do cosmos.

O assunto envolvendo a origem do universo, que fascina a humanidade e levanta conflitos entre a fé e a ciência, foi o tema da palestra que lotou o auditório da UFMT na manhã de terça-feira, proferida pelo professor João Steiner, da Universidade de São Paulo (USP). Com o avanço da ciência, é possível também calcular a idade do universo, estimada em 13,8 bilhões de anos. Mas o que se conhece até hoje representa apenas 4% do universo. “Conhecemos apenas a ponta do iceberg”, afirma Steiner.

O professor ministrou a palestra “A origem do Universo”, que também marcou o início das comemorações no Estado do Ano Internacional da Astronomia (AIA), que foi designado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para marcar os 400 anos das primeiras observações telescópicas feitas por Galileu.

Conforme Steiner, a evolução das idéias sobre a origem do universo passa pela sucessão de teorias científicas como o da Terra plana, dos modelos geocêntricos, do heliocêntrico e a do galactocêntrico. “Nenhuma está totalmente errada. Todas estão corretas, mas incompletas”.

Uma das teorias mais aceitas sobre o que acontece no espaço foi formulada pelo cientista americano Edwin Hubble, em 1929. Hublle é autor da tese segundo a qual o universo está em permanente expansão. Mais tarde, a tese foi complementada pela teoria do Big Bang, uma grande explosão inicial, e hoje já é considerada a explicação de um Big Bang inflacionário, com uma fase de expansão extraordinária do espaço.

Autor: Joanice de Deus
Fonte: Diário de Cuiabá, link: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=340910

Nenhum comentário: