sexta-feira, 6 de março de 2009

Jesus : Um Essênio ?




JESUS: UM ESSÊNIO?


Os Essênios foram uma das 3 principais seitas religiosas da Palestina no 1º século, juntamente com os Fariseus e Saduceus mas, ao contrário desses, formavam uma ordem extremamente devota e reservada.

Evitavam toda menção de si, de seus métodos de estudo e de seu culto e, talvez por isso, não se fizeram muito conhecidos. Apesar de seu aparente anonimato, em 1923, quando o húngaro Edmond Szekeley obteve permissão para pesquisar os arquivos da Biblioteca do Vaticano, surpreendeu-se ao deparar com uma obra antiquíssima chamada “O Evangelho Essênio da Paz”, que descrevia minuciosamente a Sociedade Essênia. Anteriormente, em 1880, o inglês Gideon Ouseley havia traduzido do aramaico – a língua que Jesus falava – um manuscrito dos Essênios intitulado “O Evangelho dos 12 Santos”.

Mais recentemente, em 1947, no Vale de Khirbet Quamran, junto às encostas do Mar Morto, foram encontrados pergaminhos que caracterizaram-se como um marco para o mundo arqueológico: a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. Esses documentos foram escritos em 3 idiomas – hebreu, aramaico e grego – totalizando quase 1.000 obras.
Eles incluíam Manuais de Disciplina dos Essênios, Comentários Bíblicos, Escritos Apocalípticos e quase todos os Livros do Antigo Testamento.
Todos esses documentos foram preservados por quase 2.000 anos e foram considerados o achado do século, principalmente, porque a Bíblia, até então conhecida, data de uma tradução grega, feita pelo menos 1.000 anos depois da de Quamran!.
O surgimento da Organização Essênia tem estreita ligação com os egípcios à época do Faraó Akhenaton – implantador da Doutrina Monoteísta (Deus Único), e é considerada uma ramificação da Grande Fraternidade Branca.
A palavra “essênio” deriva do egípcio “kashai” , e teria sido traduzida como “secreto”.
A expansão Essênia foi lenta e natural, acompanhando o despertar da consciência do povo. Assim, por vários séculos antes da Era Cristã, os Essênios mantiveram dois principais centros de atividades da Ordem: Egito, na orla do Lago Moeris e Palestina, nas imediações do Mar Morto.
Segundo os Manuais de Disciplina contidos nos Manuscritos do Mar Morto, os Essênios conservavam a tradição dos Profetas e o segredo da Pura Doutrina, a despeito da corrupção que imperava em sua época.De costumes irrepreensíveis, moralidade exemplar, pacíficos e de boa fé, dedicavam-se ao estudo espiritualista, à contemplação, à caridade e suportavam, com admirável estoicismo, os maiores sacrifícios, para não violar seus preceitos religiosos. Procuravam servir à Deus, auxiliando o próximo, sem imolações no altar e sem cultuar imagens. Eram livres e não tinham escravos, pois acreditavam no direito à liberdade tanto do homem, quanto da mulher.

Trabalhavam em comunidade, vivendo do que produziam. Tornaram-se conhecedores do uso das ervas, entregando-se abertamente ao exercício da medicina ocultista.Mostravam tanto na teoria, quanto na prática, as Leis Superiores do Universo e da Vida, e preparavam-se para a vinda do Messias, na qual se sustentava sua verdadeira missão.
Vivendo em comunidades distantes, os Essênios procuravam na solidão do deserto o lugar ideal para desenvolverem a espiritualidade e estabelecer a vida comunitária, onde a partilha dos bens era a regra. Rompendo com o conceito da propriedade individual, acreditavam ser possível implantar no reino da Terra a verdadeira igualdade e fraternidade entre os homens.
Tinham um enorme respeito pela natureza, eram vegetarianos, praticavam a oração constante, e acreditavam nas Leis do Renascimento.

O silêncio era prezado por eles, que sabiam guardá-lo, evitando as discussões em público. A capacidade de predizer o futuro e a leitura do destino através da linguagem dos astros, os tornavam figuras magnéticas. Vestidos com roupas brancas, ficaram conhecidos em sua época como “aqueles que são do caminho”.

Cultivavam hábitos saudáveis, zelando pela alimentação, físico e higiene pessoal.Foram fundadores de abrigos denominados “beth-saida”, que tinham como função receber e cuidar dos doentes em épocas de epidemias e fome. Fizeram obras maravilhosas, que refletem até os nossos dias, apesar da seita Ter se perdido no tempo e na memória das pessoas. Segundo estudiosos, foi nesse meio onde passou Jesus, no período que corresponde entre seus 13 e 30 anos de idade, e de lá teria vindo a sai iniciação/preparação. No entanto, isto foi omitido dos registros Bíblicos e , quando a Biblioteca de Alexandria foi praticamente destruída pelo fogo, ficou tudo ainda mais obscuro e perdido.

Mas, ao examinarmos os documentos encontrados sobre os Essênios, principalmente os Manuscritos do Mar Morto, encontramos muitos termos, frases e conceitos até então considerados únicos à Jesus. Jesus e os Essênios utilizaram meios semelhantes para interpretar a Santa Escritura, e existem coincidências até mesmo entre os costumes adotados por ambos: Batismo, Santa Ceia, Caridade, Jejum, Curandeirismo(a arte de curar) e Grupos de 12 pessoas. Segundo os Manuscritos, João Batista também teria sido um membro da Sociedade dos Essênios, onde serviu como capelão ou padre. Ainda temos evidências de que os Reis Magos, Maria e José também estariam entre os componentes dessa Ordem Iniciática.
Os Essênios, ao ficarem sabendo do nascimento de uma determinada criança de Judá, teriam designado 3 de seus integrantes - homens sábios/magos – para lhe fazerem uma visita e, ao chegarem lá, constataram que Maria e José eram membros da Ordem.

Os Magos, ao partirem, deram instruções para que os membros da Fraternidade Essênia os protegessem a partir daquele momento... Ainda há muito a ser descoberto a partir dos documentos deixados pelos Essênios, mas tudo indica que JESUS era um dos representantes da Ordem Iniciática dos ESSÊNIOS, que tinha como um dos preceitos: “Preservar as Doutrinas Sagradas contra os profanos; jamais falar delas àqueles que não estejam preparados ou qualificados para compreendê-las, e estar sempre pronto para revelar ao mundo o conhecimento que possa capacitar o homem a elevar-se a maiores alturas” E você, intenciona elevar-se?

Suzana
Projeto Portal/BH

2 comentários:

The Floating Fat Man disse...

"Complementando o assunto sobre Jesus ser um Essênio, sob a visão da Rosa Cruz, Jesus teria sido membro de um grupo que se concentrava proximo ao Monte Carmelo. E vale lembrar que eles também eram conhecidos como nazarenos em função de ter um dos seus redutos em Nazaré.

Os Essênios dessa região vestiam-se de branco e adotavam uma dieta vegetariana. Fato que os Monges Carmelitas, também utilizam as tunicas brancas e também afirmam, apesar de excluida da biblia, que Jesus fora criado como um Essênio."

Prof. Mario, excelente compilação de informações e muito positiva suas alegações no sentido de realmente abrir o individuo para um coletivo mental e espiritual em uma época em que a torrente da sociedade tende a caminhar em total desapego com questões mais nobres.

Um grande abraço.

Mário Caraça disse...

É sempre bom sabermos que temos pessoas que complementam nosso aprendizado.
A função deste Blog é realmente interagir com todos que aqui buscam, no sentido de haver uma visão mais global do sistema material e espiritual em que vivemos.