NASA vê cometa com raio-x e ultravioleta
por Fabiano Candido, de INFO Online
SÃO PAULO - O cometa Lulin passará mais perto da Terra no dia 23 de fevereiro, mas já está sendo monitorado pelo satélite de raios gama e ultravioleta Swift da Nasa.
É a primeira vez, graças ao satélite, que os astrônomos coletarão, ao mesmo tempo, imagens de raio-x e ultravioletas de um cometa.
O cometa solta uma grande quantidade de gás, o que facilita a observação em raio-x. Já o telescópio ultravioleta do Swift detectou que o Lulin derrama cerca de 3 mil litros de água por segundo, o suficiente para encher uma piscina olímpica em menos de 15 minutos.
O Swift não consegue detectar água diretamente, mas a luz ultravioleta do sol separa as moléculas de água em átomos de hidrogênio e móleculas hidroxilas (OH). Assim, o telescópio ultravioleta do Swift detecta as moléculas OH. As imagens captadas do Lulin revelam que o cometa deixa um rastro de OH de mais de 400 mil quilômetros, maior que a distância média entre a Terra e a Lua.
O satélite Swift foi colocado em órbita pela NASA no ano 2004 para estudar eventos de alta energia no universo. Enquanto espera por explosões cósmicas, ele analisa o Lulin que, no dia 23 de fevereiro passará bem pertinho da Terra: a cerca de 60 milhões de quilômetros do teto de nossas casas.
Autor: Fabiano Candido
Fonte: INFO Online, link: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/22022009-0.shl
Grande abraço;
Paulo R. Poian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário