sábado, 8 de maio de 2010

Astrônomos encontram Jipe Russo perdido na LUA




Astrônomos encontram jipe lunar russo de 40 anos

O robô-jipe Lunokhod 1 chegou à Lua em 1970 e era considerado perdido pelos soviéticos

Por Isis Nóbile Diniz
06/05/2010

Imagem da Nasa mostra o jipe como um minúsculo pontinho brilhante na superfície lunar. Foto: Nasa

Uma equipe de pesquisadores liderada por Tom Murphy, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observando imagens feitas pela sonda LRO, da Nasa, encontrou o primeiro jipe lunar robótico na superfície da Lua, considerado perdido. Na foto, ele aparece como um pequeno ponto iluminado. O jipe foi enviado para a missão Luna-17 no ano de 1970, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Durante dez meses, o jipe-robô foi controlado pelos operadores da Terra. Ele percorreu mais de 10 km – em seis anos, os jipes Spirit e Opportunity, da Nasa, percorreram cerca de 12 km no solo de Marte. O robô foi impulsionado por energia solar. A noite, ficava quieto para se aquecer com energia térmica. Já que as temperaturas, na Lua, chegam a -150 ºC. Durante seus meses de vida, o Lunokhod 1 enviou dados sobre a composição do solo lunar e topografia local.

Os pesquisadores tinham dificuldade em localizar a máquina porque procuravam em outro lugar na Lua. Os cientistas se baseavam em cálculos feitos de acordo com os últimos sinais de rádio enviados pelo jipe. No entanto, o Lunokhod 1 foi avistado a mais de um quilômetro de distância de onde os sinais apontavam.

O reencontro é importante porque o jipe levava na parte superior um refletor de laser. O objeto é usado pelos cientistas para testar a Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein. Os pesquisadores apontam um feixe de laser da Terra para o jipe na Lua. Depois, checam os desvios no retorno da luz.

"Nós já testamos o Lunokhod 1 e descobrimos algo surpreendentemente positivo. Ele é, pelo menos, cinco vezes mais brilhante do que outros refletores como o Lunokhod 2, aos quais costumamos enviar pulsos de laser", conta Murphy. "Ele tem muito a dizer mesmo depois de quase 40 anos de silêncio", completa. A descoberta ajudará, também, aos pesquisadores compreenderem melhor a Lua.

http://news.bbc.co.uk/nol/shared/spl/hi/pop_ups/06/sci_nat_enl_1164637269/img/1.jpg
Esta imagem, mostrando um modelo do rover lunar soviético Lunokhod-1, foi divulgado pela Science Photo Library. Lunokhod-1 foi lançado em 1970 na missão Luna 17, funcionando por 10 meses. A sua localização na Lua não impediu a sua venda em 1993 por $ 68.500,00 dólares em um leilão da Sotheby's.


http://www.aerospaceweb.org/question/spacecraft/russia/lunokhod1.jpg

Veja mais imagens, clicando aqui.

Autor: Isis Nóbile Diniz
Fonte: Último Segundo, link: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/astronomos+encontram+jipe+lunar+russo+de+40+anos/n1237609306268.html

Grande abraço;

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv.com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo.com.br/expedienteUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/ *Revista UFO Brasil * http://www.ufo.com.br/ *

Nenhum comentário: