quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Explosões Solares Existem e a Nasa tenta decifrá-las


A informação fornecida pela sonda STEREO, a Nasa confirmou a existência das ondas gigantes surpreendente no Sol, que são conhecidos como "tsunami solar".

24 de novembro de 2009: Às vezes, realmente poder acreditar no que seus olhos vêem. É exatamente isso que a espaçonave STEREO (Observatório Solar e Terrestre de Relações, em idioma espanhol), a NASA está dizendo para os investigadores sobre um fenômeno controverso no sol, que é conhecido como "tsunami solar.

Anos atrás, quando os físicos solares observaram uma primeira onda saliente ou onda de plasma quente que propagadas através da superfície do Sol, duvidava de seus sentidos. A escala da onda foi incrível. Levantou-se, tanto quanto a própria Terra, a partir de um ponto central e de lá espalhou-se em padrões circulares de milhões de quilômetros de circunferência. Observadores céticos sugeriram que o fenômeno poderia ser uma espécie de sombra (um truque do olho), mas certamente não é uma onda real.

"Agora nós sabemos", diz Joe Gurman, Laboratório de Física Solar no Goddard Space Flight Center. "Os tsunamis solares são reais."
As sondas gêmeas STEREO confirmaram a sua existência, quando a mancha solar 11.012 em fevereiro de 2009 irrompeu inesperadamente.
A explosão liberou uma nuvem de gás de um bilhão de toneladas (uma ejeção de massa coronal ou CME, em Inglês) no espaço e provocou um tsunami que se propagou através da supefície do Sol. STEREO registrou a onda gravada em duas posições diferentes separados por um ângulo de 90 graus, de modo a permitir aos investigadores uma perspectiva que é inédito evento:

Acima: Um tsunami solar registada pela sonda STEREO de pontos de observação situados ortogonalmente. O contraste da cor cinza da animação foi reforçada pela eliminação sucessiva de pares de imagem. O produto resultante é um clip de vídeo que destaca as diferenças. " [Expandindo o clip de vídeo] [Mais]
"Foi definitivamente uma onda", diz Spiros Patsourakos, George Mason University e autor do trabalho relata a descoberta na revista Astrophysical Journal Letters. "Não é uma onda de água", acrescenta ele, "mas uma enorme onda de plasma quente e magnetismo.

O nome técnico é "modo rápido MHD onda" (ou "ondas MHD, para abreviar). A onda observada a sonda STEREO levantou cerca de 100.000 km e propagação radial de 250 km / s (560.000 mph). Esta onda contém energia equivalente a 2400 megatons de TNT (1021 joules ou 1029 ergs).

O Observatório Solar e Heliosférico (Soho, em Inglês) encontrado tsunami solar, em 1997. Em maio daquele ano, a EMC foi uma explosão que veio de uma área ativa da superfície do Sol e da nave espacial SOHO gravou o tsunami se espalhando do epicentro da explosão.
"Nós fomos perguntar a nós mesmos", diz Gurman, "era uma onda, ou apenas a sombra da CME que estava por cima?"

O ponto de vista único que tem a sonda SOHO não foi suficiente para responder a essa pergunta (ou para essa primeira onda e para muitos eventos semelhantes que aconteceram e foram registrados pela sonda SOHO).

A questão permaneceu aberta até depois do lançamento da nave espacial STEREO em 2006. Na época da erupção de Fevereiro de 2009, STEREO-B situa-se no local da explosão, enquanto que STEREO-A foi localizado exatamente em 90 graus a partir STEREO-B ( "uma simetria perfeita para desvendar o mistério" diz o co-autor Angelos Vourla, Naval Research Laboratory, em Washington, DC. (Ver Diagrama)

A realidade física das ondas foi confirmado por clips de vídeo, onde o ondas batem contra coisas diferentes. "Vimos como as ondas são refletidas devido aos buracos coronais (buracos magnéticos na atmosfera solar)", disse Vourla. "E há um vídeo maravilhoso que mostra como uma proeminência solar oscila após ser atingido por uma onda. Chamamos-lhe proeminência dança". "
Direita: A dançarina proeminência (indicado por um círculo). Observe como cima e para baixo depois de ser atingida por um tsunami quase invisível, mas poderosa solar: Gif animation 4MB, Videoclip Quicktime 54MB.

Tsunamis solares não são uma ameaça directa para a Terra. No entanto, seu estudo é importante. "Podemos usá-los para diagnosticar as condições no Sol", diz Gurman. "Ao observar como ocorre a propagação e reflexão de ondas no domingo, podemos obter informações sobre a baixa atmosfera solar, não temos nenhuma informação disponível em qualquer outra maneira."
"O tsunami solar também pode melhorar as nossas previsões do clima espacial", acrescenta Vourla. "Como se eles estavam a gravar um alvo, marca o ponto onde causa uma explosão. A localização dos pontos de ignição podem nos ajudar a prever quando uma CME ou um smash tempestade de radiação para a Terra."

E, além disso, eles são bastante divertidos. "Os clips de vídeo", diz o pesquisador, "são de outro mundo".

Nenhum comentário: