sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NASA filma erupções no Sol


Paula Rothman, de INFO Online
Quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Visão da "Ahead" da erupção solar

SÃO PAULO - Duas naves gêmeas, “Behind” e “Ahead”, da NASA, captaram ângulos diferentes de uma grande erupção no Sol. A 120º de distância uma da outra, elas filmaram o evento durante um período de 30 horas entre 26 e 27 de setembro. As proeminências, chamadas filamentos quando vistas contra a superfície solar, são nuvens de gás mais frios suspensas por forças magnéticas. A erupção flagrada foi grande o bastante para que as duas naves a observassem por horas, captando o evento do início ao fim pela primeira vez.

Cientistas estão interessado em observar a vista de perfil, pois ela confirma a teoria de que as proeminências se movem de altas latitudes solares em direção ao equador. Nas imagens observadas, a proeminência segue o caminho do campo magnético do Sol, que muda de forma ao longo dos 11 anos de ciclo solar. Trechos dos dois vídeos podem ser vistos no site da NASA, incluindo os filamentos observados pela Ahead.

A página do projeto STEREO disponibiliza todas as versões captadas.

Fonte: INFO Online, link: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-filma-erupcoes-no-sol-15102009-17.shl

Grande abraço;

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv.com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo.com.br/expedienteUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/ *Revista UFO Brasil * http://www.ufo.com.br/ *

Nenhum comentário: