sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ciência e Espiritualidade: A União Bem Vista

Coexistência entre ciência e espiritualidade é possível, diz físico da UFRJ

Agência UFF de Notícias
15 de outubro de 2009

Eduardo Marino, professor titular de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências, faz palestra dia 22, às 14h00, no Teatro da Universidade Federal Fluminense, sobre esse tema tão polêmico como a coexistência entre ciência e espiritualidade, como parte da Agenda Acadêmica da UFF. Quando se fala nessas duas palavras, ciência e espiritualidade, diz o professor, dá, à primeira vista, a impressão de que são coisas incompatíveis, opostas. E a idéia da palestra é justamente fornecer ao público um apanhado histórico, mostrando que essa coexistência configura-se hoje como um novo paradigma.

Se na Idade Média havia um paradigma religioso, por meio do qual as pessoas se orientavam e onde tudo era explicado pelas leis religiosas ou pela vontade divina, no Renascimento, uma verdadeira revolução, a partir de Newton e Galileu, sobretudo, transformou a maneira de ver o mundo, criando um novo paradigma, o científico, que ocupou o lugar do anterior, o religioso.

Essa contingência histórica gerou esse consenso, diz Marino, de oposição entre ciência e religião, porque foram os dois paradigmas que, durante séculos regeram o pensamento da humanidade, desde o início da Idade Média até o século XX. "O que eu queria chamar a atenção, na palestra, é para o surgimento de um novo paradigma, baseado nas novas descobertas da física, apontando para a não contradição entre ciência e espiritualidade". A ciência nos conduz à espiritualidade, como conseqüência das descobertas no âmbito da mecânica quântica, da astrofísica e da teoria da relatividade e é isto que vai ser explicado na palestra, afirma Eduardo Marino.

Fonte: PlanetaUniversitá rio.com, link: http://www.planetau niversitario. com/index. php?option= com_content&task=view&id=9615&Itemid=1

Grande abraço;

Paulo R. Poian.CBPDV * http://www.cbpdv. com.br/ *Equipe UFO * http://www.ufo. com.br/expedient eUfo.php *Revista UFO Online * http://br.groups. yahoo.com/ group/Revista_ UFO/ *Revista UFO Brasil * http://www.ufo. com.br *

Nenhum comentário: