sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Guerreiro encontrado há 2 mil anos é encontrado no Peru

Guerreiro enterrado há 2 mil anos é descoberto no Peru


Escavação da tumba do nobre em Huaca Rajada
Arqueólogos anunciaram nesta terça-feira a descoberta dos restos de um guerreiro que teria sido enterrado há cerca de 2 mil anos no norte do Peru, no que seria a origem da dinastia dos poderosos senhores de Sipán.
O personagem, enterrado a cerca de 11 m de profundidade com o crânio voltado para o nascente, ajudaria a comprovar que Sipán, um centro administrativo e religioso, foi parte de um conjunto de santuários que marcam a etapa inicial da cultura mochica, que se desenvolveu entre os séculos I e VI da era cristã.

Cabeça encontrada na tumba 14
"É o mais antigo, dá origem provavelmente a toda a dinastia dos poderosos senhores de Sipán que se assentaram aqui em Lambayeque", disse por telefone Luis Chero, diretor do Museu de Tumbas Reais.
Entre os descobrimentos de Sipán figura uma majestosa tumba construída para um governante pré-inca, exibida em outro museu de Lambayeque, cerca de 750 km ao norte de Lima.
Chero acrescentou que já foi possível examinar partes das extremidades superiores e inferiores e da coluna do guerreiro, mas que ainda não foi possível definir seu crânio "porque justamente é ali onde tem a coroa, (o que) significa que é um personagem de status."
"Estamos nos primeiros níveis, ainda nos falta continuar escavando, não sei que surpresa encontraremos" , acrescentou.
O Peru é rico em tesouros arqueológicos, como a famosa cidadela inca de Machu Picchu, na região andina de Cusco.
Fonte: Terra
Visite
http://br.groups. yahoo.com/ group/multilista livre

Nenhum comentário: