domingo, 10 de abril de 2011

Colisão de Estrelas: Fantástico

8/04/2011 07h00 - Atualizado em 08/04/2011 07h00

Simulação comprova origem das explosões mais brilhantes do universo

Colisão entre estrelas de nêutrons gera emissão de raios gama.
Processo dura apenas 35 milésimos de segundo.

Do G1, em São Paulo

Por meio de uma simulação feita por um supercomputador, cientistas comprovaram que a emissão de raios gama – as explosões mais brilhantes do universo – podem ser causadas pela colisão entre duas estrelas de nêutrons.
 
Uma estrela de nêutrons é o que resta de uma estrela que entra em colapso e explode. Esses corpos são bastante densos, com uma massa maior que a do sol concentrada numa esfera com pouco menos de 30 km de diâmetro.
 
Quando as estrelas de nêutrons colidem, dão origem a um buraco, liberando grande quantidade de energia. O campo magnético das estrelas em colisão se organiza de tal maneira que se formam jatos com partículas que se movem quase na velocidade da luz. Esses jatos geram a emissão de raios gama.
 
“Pela primeira vez, conseguimos rodar a simulação para além da colisão e da formação do buraco negro”, afirmou Chryssa Kouveliotou, pesquisadora do Centro Marshall de Voo Espacial, nos EUA, uma das coautoras do estudo.
 
A simulação levou mais de seis semanas para ser feita, num grupo de computadores do Instituto Albert Einstein, em Potsdam, no Leste da Alemanha. O processo que ela descreve dura apenas 35 milésimos de segundo, cerca de um terço do tempo de um piscar de olhos.
 
 
Simulação da colisão de estrelas de nêutrons e da emissão de raios gama em etapas (Foto: Nasa/AEI/ZIB/M. Koppitz e L. Rezzolla)
 
 
Simulación muestra el origen de las explosiones más brillantes en el universo 
Colisión entre estrellas de neutrones produce emisión de rayos gamma. Proceso toma sólo 35 milisegundos. G1, en São Paulo 
A través de una simulación realizada por un superordenador, los científicos demostraron que la emisión de rayos gamma - las explosiones más brillantes en el universo - puede ser causada por una colisión entre dos estrellas de neutrones. 
Una estrella de neutrones es el remanente de una estrella colapsa y explota. 
Estos organismos son muy densas, con una masa superior a la del sol se centró en un balón con poco menos de 30 km de diámetro. 
Cuando las estrellas de neutrones colisionan, dando lugar a un agujero, liberando grandes cantidades de energía. El campo magnético de las estrellas que chocan se organiza de manera que formen chorros de partículas que se mueven casi a la velocidad de la luz. 
Estos chorros de generar una emisión de rayos gamma. 
"Por primera vez, se corre la simulación más allá de la colisión y la formación del agujero negro", dijo Chryssa Kouveliotou, un investigador del Marshall Space Flight Center, EE.UU., uno de los coautores del estudio. 
La simulación tardó más de seis semanas para hacerse de un grupo de computadoras en el Instituto Albert Einstein en Potsdam, Alemania del Este. 
El proceso que describe la dura sólo 35 milisegundos, aproximadamente un tercio del tiempo en un instante. 
Simulación de la colisión de estrellas de neutrones y la emisión de rayos gamma en los pasos (Foto: NASA / AEI / Zib / M. Koppitz y Rezzolla L.) 

 
  Mauro de Rezende
GUCIT - Grupo Ufológico Cidade Tiradentes 

Nenhum comentário: