quinta-feira, 7 de abril de 2011

Baile de Máscaras


 QUAL É A SUA MÁSCARA?






BAILE DE MÁSCARAS





                   Naquele tempo, nas cidades venezianas, era comum na nobreza, a realização de grandes bailes, onde toda a sociedade se reunia para confraternizar-se.
                        Entretanto, os convidados iam para os bailes fantasiados de máscaras, onde haviam as mais variadas peças, de todos os modelos e brilhantismos. Tanto para os homens, mais discretos, como para as mulheres, as mais exuberantes e exóticas. Havia a conotação de esconder a fisionomia atual: Ocultar os rostos, podendo entrelaçar olhares para as mais formosas mulheres sem serem reconhecidos e vice versa.

                        Estes grandes bailes foram muito famosos por seu luxo e eventos da época. Ficaram para a história  estas festas muito bonitas , de vez em quando ocorrem ainda nos dias de hoje com a lembrança de uma época passada .
                        Mas o curioso é que todos nós ficamos apaixonados por este ritual da máscara. A nossa vida é um Baile de Máscaras, onde viver é preciso usar a máscara do dia, ou a máscara do momento em que estamos passando para não sermos reconhecidos de nossa real condição.
                        Na verdade até acostumamos a usá-las e dependemos muito de certas máscaras que nos dão a força necessária da imagem que queremos mostrar. Mas depois que tudo passa, chegamos em casa e recolhidos em  nosso local mais íntimo, retiramos algumas das muitas máscaras que colocamos em nosso rosto ... E pensamos que tiramos tudo e olhamos para o espelho e qual é a nossa decepção?
                        Não sabemos mais como éramos antes de começar a usá-las. Como era a nossa fisionomia mesmo?
                        Ah! Eu tinha um olhar alegre, atraente, semblante risonho, ou triste? Como eu era antes de começar com tudo isto? Não me lembro mais...
                        Puxa até me esqueci de como era feliz, sendo eu mesmo. E agora? Como faço para voltar a ter o que perdi? Nesta ansia de vencer sempre, ser o melhor, ser forte, não poder chorar, ser rígido com todos, ser durão, pois a vida foi muito dura comigo .E agora , como faço para tirar todas estas máscaras de minha     face  ?
                        Ah! Não agüento mais ser o que sou e o que represento desta forma? E será que preciso me sujeitar a ser escravo da vida, usando máscaras para o grande baile da minha vida em conjunto com a sociedade, para que ela aprove todas as coisas que realizo? Será que sou feliz deste jeito? Ou as pessoas ficam felizes ao me ver com muitas máscaras alternativas , para que cada ocasião posso usá-las da melhor forma  ?






                       

Ah! ... Se pudéssemos voltar atrás...

Se pudéssemos voltar atrás, talvez não começasse assim, mas agora não podemos voltar atrás. Precisaria usar outra máscara de idiota para que as pessoas pudessem rir de nós. Não podemos mais ser nós mesmos... Que pena! Que desperdício deixar a vida desta forma e não procurar enfrentar as situações de frente. A vida não tem mais sentido e estamos ficando até doentes por não encontrar mais a Paz, a Felicidade dentro de nós. E o amor? Será que ele existe mesmo?
                        Lembro-me há muito tempo das palavras de nosso Mestre Jesus que se O seguíssemos, o seu jugo era suave e seu fardo leve . Lembro-me também, dizia ele, que para sentirmos o Nosso Deus, Nosso Pai em nossos corações, deveríamos despojar de todos os nossos defeitos, abandonarmos as nossas velhas idéias e conceitos errados que fazemos do mundo, das pessoas, e até mesmo de nós mesmos e seguí-LO...
                        Lembro-me do apóstolo Paulo de Tarso a dizer que deveríamos despojar do homem velho e ressuscitar o homem novo que há dentro de nós, sendo mais autênticos realistas e mais honestos conosco mesmo. Lembro-me de tantas coisas, que acredito que poderei agora com mais força, mais fé, encontrar este Amor dentro de mim que tanto falam as escrituras sagradas.  Pense assim!
Precisamos tentar...
                        Vamos começar a retirar as máscaras. Uma por uma. E para cada máscara retirada, vibre por você. Ame a sua causa, não substitua por artifício alternativo. Seja você mesmo. Ascenda uma chama sagrada de amor para que esta não volte mais. A cada dia, retire uma máscara que te prende nas situações. E se liberte. Sinta o peso de seu fardo que está aliviando por não ter que enfrentar certas situações que se apresentam. Diga: “Eu me libertarei de todas as máscaras que me prendem as situações e das ilusões que eu mesmo criei em minha mente. Agora sou Eu mesmo”. Livre, leve, mais autêntico e com muito amor no coração. Olho no espelho e vejo o meu rosto como era antes de tudo isto. Que bonito que sou... O Pai Maior está satisfeito por isso, porque sou melhor, mais amoroso, mais realista, mais sincero, mais honesto, menos exigente, mais sutil, mais carinhoso, mais paciente, mais esperançoso e por fim muito feliz. Acredite, o nosso Pai estará muito feliz se sentirmos desta forma.
                        Veja o seu rosto sem as máscaras. Agora o grande baile da vida será o da autenticidade. Não mais iludir ninguém e nem a mim mesmo. Enfrente e seja forte. Tenha confiança no Pai Maior, Nosso Deus e com a ajuda dele, vencerás todas as etapas de sua vida.
                        E as máscaras?


                        Bem as máscaras, servem para serem usadas nos grandes bailes venezianos...

 

SUA

FOTO

SEM

MÁSCARAS






Nenhum comentário: